Página Inicial > Investimentos > Títulos Públicos Federais

Títulos Públicos Federais

Iniciando uma série de artigos sobre investimentos propriamente ditos, tanto em renda variável como em renda fixa, um investimento que vem sendo muito comentado nos últimos anos, caindo no gosto das pessoas físicas, mas ainda sim muito longe do conhecimento e entendimento da grande massa da população, são os Títulos Públicos Federais, conhecidos também como Títulos do Tesouro Direto.

Os Títulos Públicos Federais são títulos da dívida interna de um país ofertado a seus possíveis credores. Quando alguém, instituições ou pessoas físicas detêm títulos federais, essas pessoas passam a ser credores do governo, ou seja, emprestam dinheiro ao governo para resgatar esse montante em uma determinada data futura, corrigido por seus devidos juros. Essa modalidade de investimento em renda fixa vem crescendo muito entre as pessoas físicas, mas antes não era bem assim.

O acesso aos Títulos Públicos Federais era concedido somente as grandes instituições, via um sistema conhecido como SELIC. É o mesmo nome da já famosa taxa de juros, mas nesse caso o sistema SELIC é o local onde as instituições financeiras participam das ofertas de leilões dos títulos públicos federais. O pequeno investidor só podia comprar títulos públicos por meio da aquisição de cotas de fundos de investimentos. Nesse caso, eram as instituições financeiras que atuavam como intermediárias do negócio.

Para acabar com o problema da intermediação, o governo lançou o Tesouro Direto, onde é neste que o pequeno investidor pode ter acesso aos títulos públicos federais sem a necessidade de uma intermediação. Para isso, basta o pequeno investidor se cadastrar a um agente custodiante (bancos ou corretoras) e realizar as negociações diretamente pela internet.

Os títulos públicos estão entre os investimentos de menor risco e, sendo assim, o investidor, via o Tesouro Direto, pode analisar e escolher os títulos públicos ofertados e o tempo em que pretende estar comprado com o título, onde isto vai depender de seus objetivos como investidor nos títulos.

Os títulos públicos, assim como algumas outras modalidades de investimento, também podem ser pré-fixados ou pós-fixados. Os títulos pré-fixados podem ser:

- LTN (Letras do Tesouro Nacional) e NTN-F (Notas do Tesouro Nacional – Série F).

Nesse caso, o investidor sabe exatamente quanto receberá no futuro, se permanecer com o título até o vencimento. Existe também uma diferença entre esses dois títulos pré-fixados. Nas NTN’s, o investidor recebe rendimentos periódicos, conhecidos como cupons semestrais, a uma taxa de juros pré-definida. Nas LTN’s, o investidor recebe o valor investido acrescido dos juros apenas na data do vencimento.

Os títulos pós-fixados podem ser:

- LFT (Letras Financeiras do Tesouro);

- NTN-B (Notas do Tesouro Nacional – Série B);

- NTN-C (Notas do Tesouro Nacional – Série C);

- NTN-D (Notas do Tesouro Nacional – Série D).

A rentabilidade dos títulos pós-fixados estão vinculados a indexadores específicos. As LFT’s oferecem rentabilidade vinculada a taxa Selic, NTN’s – B, a rentabilidade é indexada ao IPCA, NTN’s – C são indexadas ao IGPM e NTN’s – D são indexadas ao Dolar – Ptax .

Lembrando, investimentos em títulos públicos são de baixo risco, visto que 100% são garantidos pelo Tesouro Nacional, é o risco de crédito que é embutido nessa modalidade de investimento. O investidor só deixaria de receber o valor investido corrigido se o país “quebrasse”. É importante lembrar também que a rentabilidade só é garantida se o investidor permanecer com o título até seu vencimento. Caso seja necessário vender o título antes do vencimento, o Tesouro Nacional pagará o valor de mercado do título.

Para quem não conhece, vale a dica do site do Tesouro Direto, lá podemos achar todo o passo a passo para começar a investir em títulos públicos.

 

Boa Semana e Bons Negócios!

About these ads
CategoriasInvestimentos
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: